BRK Ambiental leva realidade virtual para evento “Rede Família nas Cidades” em Limeira 

BRK Ambiental leva realidade virtual para evento “Rede Família nas Cidades” em Limeira 

Notícias Aug 20, 2019

20 de Agosto de 2019

No total, cerca de 1000 pessoas passaram pelo local. A ação foi promovida pela Rede Família em comemoração aos 21 anos da emissora

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, levou realidade virtual para o evento “Rede Família nas Cidades” que ocorreu no último sábado, dia 17 de agosto no Parque Cidade. No total, cerca de 1000 pessoas passaram pelo local. A ação foi promovida pela Rede Família em comemoração aos 21 anos da emissora.

No stand da concessionária ficou disponível o projeto Portas Abertas 360°, que permite que, por meio de um óculos de realidade virtual, o público possa conhecer o sistema de abastecimento de água, em todas as fases, desde a captação até a água tratada, e o monitoramento da qualidade da água distribuída. “É uma ferramenta de interação com a comunidade, que une conhecimento, tecnologia e inovação”, explica Karina Pereira da área de Responsabilidade Socioambiental. 

Além disso a população também teve acesso a um mapa da bacia hidrográfica do município, apresentando informações dos dois mananciais que abastecem a cidade. O mapa também despertou a curiosidade das pessoas que passavam e queriam entender o que era. “Conseguimos mostrar para a população de onde vem a água que abastece a cidade, como também os pontos de monitoramento dos mananciais tão importantes para o nosso município”, complementa Karina. 

Josiane Saturnino mora no mesmo bairro onde está instalada a Estação de Tratamento de Água da cidade e ficou surpresa com todo o processo de tratamento. “Não imaginava que esse trabalho todo era realizado tão perto da minha casa”, afirma. Ela aprovou o óculos de realidade virtual. “É uma experiência que vale para qualquer idade.”

BRK Ambiental Limeira 

Limeira foi a primeira cidade do país a fazer uma concessão do serviço de Saneamento Básico à iniciativa privada, em 1995, quando apenas 2% do esgoto coletado na cidade era tratado. 

De lá para cá, a empresa já investiu cerca de R$ 300 milhões, que possibilitaram elevar a capacidade de tratamento de esgoto para 100%. Isso desde 2010, ou seja, Limeira tem o serviço de esgoto universalizado há quase uma década. 

Além disso, o município é referência quando se trata do controle de perdas de água com um índice de 18%, sendo que a média nacional é de 38%. Os números colocam a cidade no rol dos poucos municípios brasileiros que conseguiram superar a falta de investimentos para o setor.